Em 1969 o grande e sensacional
Ziraldo publicou seu primeiro livro infantil:
Flicts. É a história de uma cor que procura um amigo e/ou um lugar... não vou ser imbecil e não contarei mais detalhes; já vi esse livro online por aí - mas comprem e leiam, pois vale a pena. Acho que todo mundo, não importa a idade, vai se encaixar em algum momento da história.
O fato é que Flicts fez (e faz) tanto sucesso que é reeditado até os dias de hoje. A minha cópia do livro, por exemplo, é da 60ª edição! Só pra constar: Flicts já foi traduzido para vários idiomas e até hoje é referência em literatura infantil.
(c) Ziraldo - Flicts, o livro
Em 1980 o cantor, compositor, artista plástico e etc
Sérgio Ricardo (genial) fez a trilha sonora da obra. Ele compôs todas as músicas, que contam com o
MPB 4 e o
Quarteto em Cy. Lindo! E por uma dessas coisas do destino, nessa mesma época meu pai comprou a fita cassete para os meus irmãos mais velhos e, obviamente, ela chegou até mim. Eu conheci a trilha sonora antes de conhecer o livro.
(c) Ziraldo & Sérgio Ricardo - Flicts, a trilha sonora
A minha fita está muito bem guardada no armário e sim, de vez em quando eu ouço. E sempre que eu faço isso me vem uma sensação tão boa, mas tão boa, que não tem como descrever, sabe? Lágrimas de emoção e felicidade sempre enchem meus olhos. É uma alegria e uma grande honra poder dizer que isso marcou a época mais feliz da minha vida: minha infância.
O mar é tão inconstante - se o dia é cinza, cinzento é
Como um imenso lago de chumbo - cinza, cinzento é
Muda com o sol, com a chuva - negro, salgado, vermelho é
O mar é tão inconstante - tem tantas cores o mar
Mas para o pobre Flicts as suas cores não dão lugar.